quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mais uma vítima na ladeira da morte


Nesta terça-feira (31 de agosto de 2010) aconteceu um acidente de bicicleta na denominada ladeira da morte, entre o bairro Nossa Senhora da Conceição e Castanhal.
Segundo algumas testemunhas a bicicleta desequilibrou na descida da ladeira, jogando o idoso e a senhora que estava guiando, eles deram entrada no hospital local, sendo que o idoso teve ferimentos graves na cabeça, levando a óbito nesta madrugada. A outra vítima não corre risco de morte, teve apenas escoriações pelo corpo e foi atendida e passa bem. O corpo do idoso está sendo velado em sua residência no bairro do tucumã.
Novamente fica o alerta as autoridades aripuanenses, sei que acontecem fatalidades, entretanto esta ladeira é muito íngreme, já deve ser a 5ª vítima fatal, e nada foi feito para minimizar os problemas, alem de ser íngreme não tem uma iluminação adequada, será que vão esperar acontecer mais uma tragédia.

Crônicas Aripuanenses: O entardecer Aripuanense!


Acordar e presenciar o amanhecer e o entardecer aripuanense são uma das coisas mais extraordinárias na vida de qualquer ser humano, há alguns anos atrás, não tínhamos um local onde podíamos levar a família para caminhar, andar de bicicleta, levar os filhos para brincar, tomar uma cerveja com os amigos etc.
Muitos senhores de cabeça branca ficavam ao amanhecer na beira do barranco, observando os barcos de linha chegar e esperando os ribeirinhos vender os peixes. Depois das 16 horas o futebol fazia presença na beira do barranco, jogávamos o mínimo, pois passávamos a maioria do tempo recuperando a bola no rio, quando o rio estava cheio pulávamos do barranco, no entanto quando o rio secava torcíamos para bola engatar no capim alto ou num galho de arvore. Entretanto a imagem que presenciávamos no final da tarde valia todo o sacrifício em tentar jogar bola.
Com a construção da Orla em Novo Aripuanã o futebol do barranco acabou, porem as famílias aripuanenses ganharam uma opção de lazer, hoje é freqüente ver as pessoas caminhando, conversando, batendo papo, namorando, se confraternizando. Muitos vão para presenciar o sol se por, tira fotos e observar a chegada dos barcos.
Ponto de referencia da população, na Orla já foi realizado alguns eventos culturais, como o Pagode das Sextas, a feira de artesanato, comemoração do dia do trabalhador. Mas o que me chama a atenção é o encontro da 3ª idade, isto é Melhor idade, praticando esporte junto com os professores de Educação Física, são Senhoras e Senhores que todas as tarde exercitam o corpo, e que são exemplos de amor a vida.
Contemplar a beleza natural de Novo Aripuanã é ter a certeza de que Deus abençoou esta terra, com rios, praias, lagos, igarapés, fauna e flora exuberantes, apreciar como diria minha vó, da Orla toda essa beleza é gratificante e sublime. Ouvindo um depoimento de um amigo de Goiânia, ele comentava que resolveu conhecer Novo Aripuanã depois de passar pela cidade do Apuí, quando entrou na cidade de caminhão não viu nada que o atraísse, entretanto quando passou pela Avenida 19 de dezembro, ficou encantado e seduzido por tanta beleza, antes nunca visto, neste instante pediu que o motorista do caminhão parasse para que ele pudesse observar o mais belo entardecer.
Algumas vezes em Manaus ouvi depoimentos de ex-moradores, denegrindo, maculando, zombando, ridicularizando a população e a cidade. Ao contrario do que eu penso vejo muitos profissionais que por Novo Aripuanã passaram, hoje são exemplos de que a cidade foi muito importante na vida deles, como no caso do Dr. João Rosa que jamais deixou de demonstrar o amor que sente pela cidade, Dr. Victor, Chico Gogó que todos os anos patrocina o Festejo de Nossa Senhora da Conceição e disponibiliza o maior apoio a qualquer morador aripuanense, Dr. Greice que nunca deixa de lembrar de sua terra natal, do seu torrão como dizia o eterno Professor Francisco Sá, e outras pessoas que por força maior saíram em busca de melhores condições de vida, mas que sempre comentam do amor por Novo Aripuanã.
Um dia Novo Aripuanã sairá das paginas policias e será conhecida não pelos malefícios que estereotipa esta cidade, mas pelos acontecimentos bons que são realizados quase todos os dias pela humilde população. Muitos jovens aripuanenses que residem em Manaus buscam seus objetivos e pretendem voltar e contribuir para que esta cidadela prodiga e desenvolva.
Ser aripuanense é presenciar a cada dia o amanhecer e o entardecer esplêndido, majestoso, admirável, único, o sol se por atrás do encontro das águas, rio Madeira e rio Aripuanã unindo se em um só, entre as duas ilhas... Paisagem paradisíaca e encantadora, quem vivencia nunca esquece e um dia há de voltar...

Política a meia boca


Esta campanha política está calma, tranqüila, silenciosa, muda, calada, nem parece outras campanhas de outrora, época dos carros barulhentos, comícios agitados, dos sons estrondosos e alteração no comportamento, subversão etc.
Novo Aripuanã com mais ou menos 12 mil eleitores, é um reduto eleitoral baixíssimo, que para alguns políticos amazonenses não vale a pena gastar, com a nova lei em vigor muitos políticos mascaram-se! Fazem as mesmas falcatruas, tramóia, usando de má-fé, comprando votos dos mais necessitados, apenas mandam os seus “laranjas” para negociar os votos em troca de matérias de construção, remédios, botijas de gás, ranchos, passagens etc.
Claro que neste momento muitos eleitores se aproveitam do momento para explorar, ludibriando os cabos eleitorais tentando sugar o Maximo dos “laranjas”. Entretanto a maioria dos cabos eleitorais que aparecem em nossa cidade são “laranjas da terra”, não dão suco. Engraçado é que alguns políticos manauaras enviam alguns moradores aripuanenses que residam em Manaus para tentar convencer a população a votar nos candidatos que eles apóiam. Contudo depois da eleição os “enviados” voltam para a Capital, as suas vidas normalmente e a população que sofreu com as ruas esburacadas, enlameadas, ficam mais 4 a 8 anos padecendo, suportando as mesmas dificuldades. Não troque seu voto, não se venda, explore o que poder mesmo se for “laranja da terra”... Pois sua dignidade não tem preço.

Secretario de Educação visita Novo Aripuanã

De uma hora para outra o Secretario de Educação resolveu aparecer neste município, visitou todas as escolas estaduais de surpresa, deu vários informativos sobre o andamento do ano letivo e esclareceu os professores que ainda este ano será realizado um concurso para professores, pedagogos e nutricionistas.
Algumas duvida ficam no ar, será que a vinda do secretario foi só uma visita rotineira, ou porque o governador do estado está segundo nas pesquisas atrás do candidato a governo Alfredo Nascimento?

Lembrança da nossa terra: Futebol muleque!


Ao voltar à quadra municipal depois de muito tempo, fiquei encantado com o futebol apresentado por alguns garotos, aí me fez lembrar a época em que alguns times dominavam as copas do antigo futebol de salão.
Equipes como GENA, Câmara Municipal, Serraria, Manchete, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Casa Alho, Colégio Agrícola, Beasa, entre outras. Levavam varias pessoas a quadra para torcer e se emocionar com os jogos eletrizantes.
Varias gerações passaram pela quadra, sendo que a primeira que eu acompanhei foi a da equipe do GENA: Zezinho Holanda, Antenor Filho, Herald, Carioca, Pinoche, Guléo, Paulinho Pinto; e outras como da Manchete: Juju, Carlinhos Pavão, Camilo, Fabio, Niquilado, Coutinho, Elzio, Ronaldão; Serraria: Batatinha, Milton, Pretinho, entre outros.
Manchete e Gena realizaram vários jogos emocionantes, era o derby do antigo futebol de salão mais aguardado, a experiência X juventude, Gena tri campeão das copas, Manchete clube criado pelo funcionário da antiga TV Manchete, com o objetivo de revelar novos jogadores. Por varias vezes presenciei os dois clubes realizarem jogos emocionantes, com torcida gritando, pulando, incentivando os jogadores.
Neste sábado aconteceu a final entre Mestre Pacú X Navegação Ana Carolina, dentre os jogadores um em especial o Zolinho com seus quase 40 anos, sendo campeão em cima de jogadores que não chegam à metade de sua idade. Nesses meus 32 anos eu nunca tinha visto a quadra tão lotada quanto nesta final, claro que não podia de deixar de analisar a situação de abandono, descaso do poder publico com o esporte aripuanense. Os responsáveis fizeram das “tripas coração” para realizar o campeonato, é notório a falta de apoio, o desleixo dos nossos representantes, o povo ficou espremido ocupando qualquer parte da quadra, de forma que se houvesse um tumulto muitas pessoas podiam se machucar.
Parabéns a todos os coordenadores que realizaram o campeonato, pela força de vontade, pela dedicação, pelo espírito de luta que cada um tem em não desistir do esporte tucumaense...

Fim de semana sangrento

Neste sábado no Bar do Mataurá às 2 horas da manhã aconteceu uma briga entre dois jovens, sendo que os motivos ainda não foram esclarecidos e um dos brigões deu entrada na Unidade Mista Hospitalar com ferimentos graves feito por gogo de garrafa, corre risco de morte, mas grave que o ferimento no individuo foi a negligencia hospitalar com o paciente.
Segundo depoimentos colhidos de funcionários o paciente deu entrada as 2:15 da manhã com ferimentos graves no pênis e no testículo e foi atendido por um auxiliar de enfermagem, entretanto pela gravidade do ferimento o paciente “deveria” ser atendido por um medico, depois de algumas horas o medico atendeu e fez a cirurgia e o paciente continua recuperando-se.