terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quem sabe faz à hora, não espera acontecer!


Conversando com alguns colegas sobre a política aripuanense, comentávamos que agora é à hora de nossa geração galgar novos caminhos para política aripuanense, deixarmos de ser coadjuvante nessa história, para sermos atores principais, chega de ser escada para políticos incompetentes, incapazes, ignorantes, demagogos, hipócritas com o povo. Novo Aripuanã vem sendo governado há vários anos por políticos sessentões, antigos, com mentalidades e idéias obsoletas, políticos ultrapassados, que usam ainda maquina de escrever, que não conhecem o computador, a internet, que gostam de Chico Caju, Teixeira de Manaus – nada contra, pois cada um com seu gosto – que não gostam do que é novo, pois o novo esdrúxulo.
Parente! Maninho! são exemplos de como a política em Novo Aripuanã é irrelevante para maioria da população, a tal consciência política que tanto é ressaltada nas propagandas são esquecido no momento de trocar o voto por qualquer objeto. Um punhado de areia, um punhado de seixo, tabuas etc., são moedas de troca, então para ganhar eleição em Novo Aripuanã tem que desembolsar muito dinheiro? Neste caso sim, pois o povo – sem generalizar – ficou mal acostumado, alguns políticos “sexagenários” chegam a gastar R$2,000,000,00 em “investimento” de risco, pois corre se o risco de perder e ficar individado, ou ganhar e usufruir por mês deste dinheiro em sua conta bancaria.
A governabilidade municipal tornou se agregação de correligionários a tão sonhada “mamadeira”, infelizmente esta é a realidade de nosso município há vários anos, entretanto temos que mudar este quadro em que se encontra nossa sociedade. Quando fui convidado para fazer parte do GATREMA (Grupo dos Amigos Tucumaenses Residentes em Manaus) tinha um sonho de fazer acontecer o desejo de vários jovens que saíram de Novo Aripuanã em busca de melhores condições de vida. Fiquei por seis meses a frente do GATREMA como presidente, reunimos vários aripuanenses em lugares distintos, juntamos até adversários políticos, em favor de um só objetivo, melhores condições de vida para a população Aripuanense. Tínhamos a finalidade de não levantar nenhuma bandeira partidária, nem de se comprometer com nenhum grupo político vigente em Novo Aripuanã. Sempre que abria a reunião comentava que o nosso grupo não tinha fins políticos partidário, mas fins sociais e filantrópicos.
Infelizmente minhas concepções não foram compatíveis aos ideias políticos que o grupo submeteu-se, não sou de pular do barco quando ele está afundando, no entanto meu objetivo tornara se uma desilusão, desapontamento com a politicagem que influencia nas pessoas o desejo unilateral em beneficiar-se do poder. Lembro que conseguimos reunir mais ou menos 50 pessoas em um dia de domingo, e realizamos a 1º Feijoada dos Amigos de Novo Aripuanã em Manaus, através do GATREMA conheci alguns moradores, antigos da época dos meus avôs como seu Francisco de Oliveira (Chico Gogó) empresário que nos recebeu com maior carinho e humildade, disponibilizou um carro para ajudar no transporte de objetos, outro amigo aripuanense é o empresário dono da loja de material de construção “Rei da Mangueira”, excepcionalmente esqueci o seu nome... Mas o entusiasmo em que falou e lembrou de Novo Aripuanã ficou marcante.
Dei minha contribuição para a afirmação do GATREMA, acho que foi uma ótima idéia e temos que resgatar-la. Sempre comento que as melhores idéias são oriundas da juventude, veja o exemplo: FEMUNA, FESTDANÇA, GJT, GATREMA, dentre outras. Juventude aripuanenses uni-vos, como dizia Karl Max aos proletários em “O Capital”, só assim podemos minimizar os problemas que Novo Aripuanã enfrenta. Nós podemos! Mas devemos arregaçar as mangas e lutarmos por uma sociedade mais justa e igualitária. O primeiro passo é conscientizar a população de que o voto não pode ser vendido ou trocado, deve ser consciente, analisado, fazer uma retrospectiva da vida de cada candidato, compará-lo e tentar escolher o melhor. Na ultima eleição ouvi alguns relatos de professores de que votariam no candidato, porque ele era igual ao Lula... Que comparação! Lula é super inteligente (autodidata) já leu vários livros, e cercou de pessoas competentes, no entanto no político aripuanense a ignorância sobressai só pelo cumprimento.
Não consigo entender como alguns professores justificam o voto em um político com o conhecimento tão limitado, veja o exemplo do comediante Tiririca que se elegeu a Deputado Federal com uma expressa quantidade de votos mesmo sendo analfabeto, não tenho preconceito e nem discriminação contra quem não sabe lê nem escrever, entretanto a política deve ser mais rigorosa e exigente, pois a vida de muitas pessoas depende das atitudes de alguns políticos, neste sentido como que um representante do legislativo ou do executivo analfabeto iria compreender um documento tão importante, pois segundo Paulo Freire o analfabeto é como se fosse um estrangeiro em seu próprio país. Vale esclarecer que o Lula não é analfabeto, ele concluiu o primeiro grau na Escola da CUT, ele não tem nível superior, mas é cercado por companheiros com PHD em varias áreas do conhecimento.
Ao contrario de alguns políticos aripuanenses que se cercam de puxa s..., colocam uma viseira e deixam à comunidade em segundo plano. Novo Aripuanã está atrasado a mais ou menos 20 anos, veja o exemplo: Novo Aripuanã foi a ultima cidade a ser instalada a torre de celular, só tem uma Creche municipal funcionando sem as mínimas condições exigidas, não tem uma escola adequada para Educação Infantil, não se respeita o Código de Postura Municipal, única coisa que evolui são as mazelas como: a cada esquina encontra se uma boca de fumo. Os jovens estão se viciando cada vez mais cedo, não são politizados, não estão nem aí para nossa cidade.
Nesse sentido bate uma inquietação, preocupação com o futuro de Novo Aripuanã, se a juventude é futuro que futuro teremos! Depende de cada um de nós que gostamos desta cidade, que somos jovens politizados e sofremos a cada administração medíocre. Antes via a política com indiferença, hoje vejo que temos que participar integralmente, isto é vivenciar mais de perto, fazer parte das decisões, inseri se num grupo político que vise melhorias para Novo Aripuanã. Às vezes criticamos dos problemas de má administração de alguns prefeitos, entretanto a juventude tem uma grande parcela de culpa, pois ficamos ociosos de braços cruzados esperando as coisas acontecer, nós! digo por que sou de três décadas atrás e ainda sou sinto jovem, temos que revolucionar e inovar a política aripuanense, essa é a função da juventude não vamos esperar mais quatro anos, esse e momento, essa é à hora.
Lendo no Orkut nesta pagina observei um comentário do ex-prefeito de Novo Aripuanã sobre educação, escreveu que vai trazer para este município uma Escola Técnica. Fiquei surpreso com o seu cinismo, pura demagogia de quem não tem um conhecimento sobre educação. Veja uma constatação: Há dois anos venho trabalhando na Escola Municipal Augusto Sá como professor de Português e História, no turno vespertino, a mais de dois meses troquei de turno com o professor do EJA. No meu primeiro dia de aula notei que a escola estava toda no escuro com a merendeira trabalhando a luz de vela, a escola toda acabada como diz um amigo, “entregue as baratas”, sem merenda escolar, uma desorganização total. Agora ele fala em trazer uma Escola Técnica, não valorizou nem a Educação Infantil e tão pouca o Ensino Fundamental. Há alguns dias atrás cheguei ao colégio e avistei a claridade de longe, pois todos os ambientes da escola estão agora iluminados, coisa simples que a administração passada não tinha competência de fazer. Outra constatação é que a Prefeitura estava lotada de funcionários fantasmas, e outros que só iam coçar o s..., nas repartições. Quem mora em Novo Aripuanã observa que agora as ruas estão limpas.
Portanto se cada um de nós permanecermos na ociosidade, “eles” (políticos obsoletos) vão se perpetuar no poder por vários anos, haja visto que são as mesmas pessoas que se alternam de quatro em quatro anos, realizando o básico. Convoco a toda a juventude aripuanense a sair dessa inércia, vamos caminhar juntos num só objetivo, vamos levantar a bandeira da renovação. Renovar não trocar seis por meia dúzia é revigorar o espírito político da honestidade, integridade, justiça, que vem sendo deixado de lado por alguns políticos aripuanenses. A juventude faz a diferença numa eleição, vamos fazer a diferença pela nossa cidade, vamos seguir o exemplo dos jovens que lutavam pela democracia na época da ditadura, vamos nos inspirar na letra da musica de Geraldo Vandré: bem vamos embora, que esperar não é saber! Quem sabe faz a hora, não espera acontecer! Essa musica virou hino para aquela juventude inquieta. E será o ponto de partida de nosso objetivo... Um novo grupo político com jovens aripuanenses que visem melhores condições de vida para população.

4 comentários:

  1. Oi Gilmar!!!

    Parabéns pela iniciativa, concordo quase que plenamente com o que você vem escrevendo aqui, mas gostaria de abrir aspas sobre o tema GATREMA.
    De fato o GATREMA foi a melhor maneira de estimular o sentimento "Tucumaense" que ainda hoje habita os corações daqueles que nasceram em Novo Aripuanã e foram para Manaus. Sem dúvida alguma as reuniões do GATREMA foram momentos de muita alegria, reunir gerações distintas de tucumaenses nos proporcionou um prazer indescritível, e ver todas as diferenças (políticas, sociais, religiosas) postas de lado na "famosa" feijoada nos mostrou o quanto esse sentimento é grande e capaz de transformar.
    Infelizmente, não o GATREMA, mas alguns de seus integrantes permitiram que seus ideais políticos partidários influenciassem diretamente nas ações realizadas pelo Grupo, e aí sim o grupo começou a debandar.
    Porém, acredito que a culpa do GATREMA acabar foi nossa! Dos integrantes, todos eles, porque tivemos a oportunidade de "frear" esse tipo de atitude e não o fizemos. Pelo contrário, fomos omissos e acabamos nos afastando do grupo, e como sabemos que em um grupo todo integrante é de suma força e importância, acabamos enfraquecendo.
    "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!" era o nosso lema, e infelizmente nós não soubemos fazer a hora.
    Talvez este seja o momento sim, talvez agora essa juventude esteja pronta pra fazer a diferença, pra trazer algo melhor pra nossa querida cidade.

    Um abraço!

    Pillar Colares.

    ResponderExcluir
  2. Xit!!!! p/analfabetos dirigr nossa cidde,xit p/qem ainda não se interessou em usar computador,xit p/ corruptos, xit p/ qem já foi politico e não fez nada, xit p/aqeles q se acostumaram no poder.Enfim vamos dar dose dupla um xit e xò em tudo isso . brevemente estarei postando novo comentários.

    Edson Cardoso.

    ResponderExcluir
  3. Ja esta mas do que na hora de reformular o padrão dos candidatos a prefeitos em N.A, tirar de uma vez por todas essas velhas rapozas, que a décadas vem sugando como verdadeiras sanguessugas nossas reservas econômicas...chega de quebrar a cara com promessas sem fundamentos...ta na hora de eleger um jovem filho da terra com determinação e compromisso, pois de competência temos ate de sobra...da orgulho em ver vários aripuanãenses colando grau nas mas diferentes áreas do ensino superior...abraços irmão..

    ResponderExcluir