terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Feliz ano “Novo Aripuanã”!


Comecei a escrever comentando esta frase que tem grande significância para quem passou o ano com dificuldade. Neste caso faço uma analogia com Novo Aripuanã, ficamos praticamente este ano de 2010, sendo governados, comandados por uma administração incompetente, irresponsável e medíocre.
Vamos fazer uma retrospectiva do ano que passou, logo no começo do ano foi realizado o Carnaval de Blocos, no entanto a marca principal do evento foi à falta de organização, nesta mesma data começou o ano letivo municipal, escolas todas depredadas, sem iluminação, sem merenda, sem climatização adequada, sem material escolar e pedagógico, na realidade começou como dizia meu avô “na marrar!”
Neste mesmo período chegaram às máquinas para asfaltar nossas ruas, foi uma verdadeira novela, a primeira construtora asfaltou apenas a metade de uma rua, ganhou dinheiro e se mandou deixando dividas que, mas tarde atrasou o trabalho de asfaltamento. Apesar da pilantragem da construtora anterior o asfalto tornou-se realidade a apenas um terço da população, a maioria dos bairros continuam com ruas esburacadas, sem esgoto, e com muita lama.
Quantidade não significa qualidade, veja o exemplo à prefeitura estava lotada de funcionários (saindo pelo ladrão - até fantasma), entretanto faltava organização, ninguém sabia quem mandava, os lixos ficavam semanas até meses sem recolher. Outra constatação é de que tem mais ou menos 300 professores no quadro municipal, sendo que em nosso municipio tem apenas 125 salas de aula. Então temos quase dois terços de professores excedente, poucos trabalhando e muitos usufruindo do trabalho dos outros. Infelizmente, os conchavos, contratos políticos, e a falta de respeito com a população ribeirinha em deslocar vários professores sem um planejamento adequado, unicamente com interesse em votos.
Novo Aripuanã só conseguiu o asfalto porque era um ano político, e para garantir votos para o até então vice-governador, claro que teve efeito, e o governador eleito obteve mais de 80% dos votos, obras de fato eleitoreira que ilude o povo. Infelizmente o povo acaba esquecendo dos mais de oito anos sem asfalto, sem médicos de qualidade, de obras inacabadas (colégio no bairro do tucumã), a falta de segurança etc.
Na política ficamos no impasse da troca de prefeitos eu sempre comentei em meus textos que qualquer prefeito governaria melhor que o Peixoto Pinto, até pela falta de conhecimento, de ter uma ideologia de senhor de seringal, de regatão. Estamos com apenas 3 meses com administração do novo prefeito, Mina Santana, mas é notório que Mina já fez mais que Peixoto em 2 anos, ou seja, Peixoto não fez nada, ou melhor, fez! Encheu a prefeitura de funcionários fantasmas, destruiu o patrimônio publico, até o FestLendas quem realizou foi os representantes das danças que elaboraram um pequeno projeto e entregaram para o governador no valor de 50 mil.
Sei que a administração atual tem muito que fazer, espero que consiga por em pratica pelo menos um terço de seu projeto de governo, hoje a cidade está limpa e os funcionários municipais atualmente trabalham e cumpre seu horário na repartição, haja visto que como dizia minha avó estava tudo a “locer”, ninguém sabia quem mandava. Muitos habitantes de Novo Aripuanã foram contra a uniformização dos garis e de alguns funcionários, no entanto a farda tem grande significância para o trabalhador, pois distingue dos outros funcionários e economiza roupa. Qualquer lugar do mundo são exigências o uso de farda, o problema é que o povo infelizmente está mal acostumado.
Portanto, mas um ano se vai e temos novas perspectivas e esperança em mudanças em Novo Aripuanã, nossa fé se renova a cada final de ano se restaura, se revigora na expectativa em ver nossa cidade desenvolvida e prosperada. Que este ano de 2011 seja um ano prospero e, sobretudo feliz para população aripuanense.

Um comentário: