quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Época de Gloria!

Tenho pouca lembranças de quando estavam construindo a Recreação Atlética Flamengo de Novo Aripuanã, vários atletas, amigos e simpatizantes do clube. Tempo áureos do futebol aripuanense, que levavam varias pessoas ao campo de futebol, lá onde está localizada a Escola Estadual Joaquim Canamari Gualberto, lembro de seu Geraldo Colares e suas bandeiras do Flamengo, Manduca Brasil, Dona Luna, tia Rita, Santito, Tio João Pinto etc.
Tinhamos orgulho do futebol local, grandes atletas que se dedicavam, tinham amor ao clube que representavam. Tempos áureos, que ficaram no passado com clubes como o SÃO PAULO, FLAMENGO, PALMEIRAS, FLUMINENSE, NACIONAL, INTERNACIONAL, AMERICA e SANTOS. Nossos governantes valorizavam o futebol, contratavam jogadores em Manaus como: Índio, Louro, entre outros. Jogos memoráveis entre São Paulo X Flamengo, Flamengo X Fluminense, Palmeiras X Nacional e etc. Comemorações de campeonatos do São Paulo no Bar do Zilmar, do Flamengo no recente inaugurado clube, do único titulo do Palmeiras em cima do Nacional, do Fluminense na casa do Mario Cesar, das mandingas dos jogadores como a tolha vermelha atrás do gol do Zilmar, da pressão da torcida nas decisões dos títulos no pênalti, dos gols decisivos ou de pura sorte do Sávio em cima do Carneirinho. Não cheguei a ver grandes jogadores como Xambeta, Bifó, De Pau, no auge do seu futebol, mas lembro do Padre Marcos com a camisa do Fluminense, do Mirandinha do Iteram com a camisa do Palmeiras, do Gasolina tentando driblar o Valmer Sodré, tempo em que as camisas eram de pano, o calçado eram congas e kichutes, o campo sem grama e de terra batida, mas a emoção passava a cada minuto e a cada segundo.
Ir ao campo Francisco de Oliveira Santana tornara se um vicio, que consumia cada torcedor, sábado e domingo era de costume torcer ao clube de coração, jogos na televisão ficavam em segundo plano. Muitas vezes acordava cedo e via às 5 horas da manhã jogadores treinando para campeonato.
Não me lembro do ultimo Campeonato Aripuanense de Futebol de Campo, e acho que não faz muito tempo que aconteceu talvez uns três anos, não me lembro do clube campeão. No entanto, lembro do único titulo do Palmeiras, e do seu técnico Nilton Buzaglo, que alternava entre jogadores experientes e novatos como Woshigton Alho e João do Arigó com apenas 16 anos de idade. Do titulo do Fluminense em cima do Flamengo, ganhando de um time superior tecnicamente, mas a garra, dedicação, força de vontade e a sorte do clube pó de arroz prevaleceram.
Jogos marcantes como Flamengo X C. A. Paranã dos Araras, onde o Flamengo do jogador Serginho Animal goleava até o final do 1° tempo por 3 X 0, quando entrou um jogador chamado Jileno e arrebentou fez 3 gols e deu passe para o gol da vitória inexplicável. Outros jogadores como Chico Victor, Tupã, Galo, Valdedir, Horlei Menezes, Valmer, Izequiel, Gamundo, Bolinha, Zezinho Holanda, Nego Colares, Glacio, Negão Klinger, Sabino, Carlos Pinto, Gian, Ilmo, Lulu, Mundiquinho, Jorge Pisuim, Manoel Melo, Santarém, Zilmar, Luis Carlos, Bifó, Xambeta, Batatinha, Milton, entre outros que fugiu da memória brilham no campo dos veteranos.
Hoje observando a Recreação Atlética Flamengo, notamos a decadência em que se encontra o futebol aripuanense, clube que outrora deu muitas glorias a nação rubro negra está no mato, destruído e interditado, assim como o futebol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário