sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Novo Aripuanã cresce e a população diminui

Deste de 1996 que a população Aripuanense vem diminuindo, entretanto acho que são vários fatores que refletem nessa baixa densidade demográfica.
Uns dos fatores é que há alguns anos atrás políticos mal intencionados em obter uma maior renda do IFPM mascarou esse índice. Quando menino em 86 o numero de habitante era mais ou menos de 30.000, e a cidade não passava da casa onde é o comercio Ponto 10 e o Aeroporto era o local mais longe de Novo Aripuanã, e em 86 muitos moradores da zona rural não tinham nem documento e o numero de moradores era altíssimo.
Hoje Novo Aripuanã tem sêxtuplo do tamanho de 86 e população não passa de 20.000 habitantes, e quase todos os dias nascem crianças no hospital local. Outro fator é que os filhos de Aripuanenses estão buscando melhores condições de vida. Vários exemplos de pessoas que saíram desta cidade em busca dos seus sonhos e hoje são excelentes profissionais na área que optaram. Muitos filhos de aripuanenses moram em Manaus e pretendem voltar, mas a cidade não oferece condições educacionais às futuras gerações. Esse êxodo rural acontece deste 96, no entanto vários leques de opção educacionais são abertos aos estudantes aripuanenses como: PSC, Enem, UEA, Pro Uni e outros.
Este ano vai ser realizado mais um levantamento do IBGE e os recenseadores não podem inventar famílias e nomes como há anos atrás, tudo está informatizado e minuciosamente analisado, examinado e inspecionado por Brasília.
Novo Aripuanã hoje tem 10 Bairros: Bolívia, Colômbia, N. S. da Conceição (Alvorada), Tucumã, Geraldo Colares, Japiim, TV, Palmeiral, Castanhal e o Centro. Em 86 apenas 03, Bolívia , Centro e N. S. da Conceição (Alvorada). Por tanto era para ter o sêxtuplo de habitantes a mais que 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário